ESCRITORIO DE CONTABILIDADE EM CURITIBA

Como escolher um escritório de Contabilidade?

Quando o empreendedor está iniciando o processo de abertura de sua empresa, inúmeras dúvidas surgem, entre elas: sou obrigado a contratar um contador? Qual a função do contador na abertura da empresa? Qual escritório de contabilidade escolher? Eu preciso de um acompanhamento mensal do escritório de contabilidade? Como funciona a cobrança de honorários? É um valor fixo ou variável? Após a abertura da empresa, quais serviços são desenvolvidos no escritório de contabilidade? E assim por diante.

 

Para lhe ajudar com essas e outras dúvidas, resolvi escrever esse post explicando as funções básicas do contador e algumas dicas para você escolher um bom profissional, antes, deixe-me apresentar: meu nome é Querlen Amback, sou contadora da Amback Contabilidade, escritório de contabilidade localizado no município de Curitiba, Pr, especializado em micro e pequenas empresas dos mais diversos seguimentos e eu espero que se você está pensando em abrir uma empresa em Curitiba e região ou mudar de assessoria contábil, considere conhecer nosso escritório.

Qual a função do contador na abertura da empresa?

O contador é a pessoa que melhor irá orientar o empresário nas seguintes questões:

– o tipo jurídico da empresa, se ela será uma Sociedade Limitada, Empresa Individual, EIRELI, Sociedade Anônima, etc;

– o enquadramento quanto ao porte da empresa, ele vai verificar se deverá fazer o enquadramento como Microempresa, Empresa de Pequeno Porte ou Normal;

– auxiliar o empresário na classificação das atividades da empresa, ajudá-lo a definir o(s) CNAE(s);

– obtenção das licenças nos órgãos públicos: alvará municipal, licença sanitária, licença do Meio Ambiente, Certificado do Corpo de Bombeiros, etc.

– planejamento tributário: analisar qual regime tributário é o mais indicado para a empresa, como Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real e verificar ainda se existe alguma particularidade tributária, algum benefício para as atividades ou porte da empresa.

– viabilidade do negócio: análise de custos, ponto de equilíbrio, retorno sobre o investimento, etc.

Além de orientar, o contador ainda irá preparar os documentos para registro na Junta Comercial, elaborar o ato constitutivo, contrato social, dar entrada no CNPJ, Alvará de Licença, entre outros.

Após a abertura da empresa, quais serviços mensais serão desenvolvidos no escritório de contabilidade?

Basicamente, os serviços primordiais desenvolvidos em um escritório de contabilidade são:

– escrituração contábil de toda e qualquer movimentação financeira, patrimonial ou econômica que acontece na empresa, cada centavo movimentado precisa estar contabilizado no livro Diário e Razão, escrituração dos livros fiscais: Registro de Entradas, Saídas, ICMS, IPI, Inventário de Estoque, entre outros.

– elaboração mensal de balancetes e outros relatórios para auxiliar o empreendedor na tomada de decisão;

– assessoria ao empreendedor na emissão de notas fiscais quanto a códigos fiscais, tributos incidentes, informações obrigatórias;

– preparação e entrega das obrigações acessórias ao fisco, como: Sintegra – Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços, EFD – Escrituração Fiscal Digital, DeSTDA – Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquotas e Antecipação, GIA-ST, DCTF, DNF, EFD-Contribuições, EFD-Reinf, DIRF, DASN, DEFIS – Simples Nacional – Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais, ECD – Escrituração Contábil Digital, EFD – Escrituração Fiscal Digital, CAGED – Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados, GFIP – Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social, RAIS – Relação Anual de Informações Sociais, etc, existem no Brasil mais de 50 tipos de obrigações acessórias;

– Registro de empregados, elaboração da folha de pagamento mensal, rescisões de contrato de trabalho e outras atividades relacionadas a área trabalhista;

Ao abrir uma empresa sou obrigado a contratar um contador ou escritório de contabilidade?

Sim, a única exceção aqui é o MEI – Microempreendedor Individual, para as demais empresas ME – Microempresa, EPP – Empresa de Pequeno Porte ou normal, já no momento da constituição da empresa é obrigatório informar o CRC do contador responsável e para obter a inscrição estadual é obrigatório apresentar na Receita Estadual uma cópia autenticada do Contrato de Prestação de Serviços Contábeis juntamente com os demais documentos de constituição.

Minha empresa precisa de um acompanhamento mensal do contador?

A resposta para essa pergunta é a mesma para a pergunta anterior, sim, com exceção do MEI, os serviços desenvolvidos mensalmente pelo escritório de contabilidade são os já listados na pergunta número 2.

 

Como funciona a cobrança dos honorários?

Cada escritório tem sua forma de precificar os honorários, mas aqui em nosso escritório e na maioria dos escritórios do país, é cobrado um valor referente aos serviços de constituição da empresa que varia em torno de mil a dois mil reais para micro e pequenas empresas e depois um valor fixo mensal para a assessoria contábil (escrituração contábil, fiscal), um valor fixo por empregado para a elaboração da folha de pagamento e se no decorrer do ano o empresário precisar de um serviço extra como alteração do quadro societário por exemplo, é cobrado a parte.

Como escolher o escritório de contabilidade?

Bom, agora que você já sabe as principais funções do contador e o quanto ele será importante para a sua empresa é hora de escolher o escritório que mais se enquadre nas suas necessidades, eis algumas dicas:

– Conhecimento: procure saber se o contador ou os colaboradores do escritório tem o conhecimento necessário para atender o seu tipo de empresa, agende uma reunião para tirar as suas dúvidas, um profissional despreparado na abertura ou continuidade da sua empresa pode lhe causar uma dor de cabeça inimaginável!

– Tecnologia: ao visitar o escritório, se informe se o mesmo possui as ferramentas necessárias para atender as demandas de sua empresa, pergunte se os sistemas utilizados estão sempre atualizados com a legislação vigente, pois todos os dias no Brasil surgem ou são alteradas as obrigações acessórias que as empresas têm com o fisco e para atender as novas demandas é necessário que o sistema do contador esteja sempre atualizado! Verifique ainda as demais ferramentas, como é feito a troca de informações entre a empresa e o escritório? É em papel? É 100% on line? Mista? E qual o perfil da sua empresa? Está adequado ao que você busca?

– Relacionamento: um dos pontos mais importantes acredito que seja você avaliar se você confia no profissional ou escritório que está contratando. O visitar o escritório, o ambiente, as pessoas lhe passaram confiança?

– Registro no CRC: Verifique se o contador e o escritório de contabilidade estão registrados no Conselho Regional de Contabilidade. Você pode fazer uma busca simples no próprio site do CRC PR (http://scfweb.crcpr.org.br/scripts/sql_consulta_simplesv03.dll). É somente com este registro que o profissional estará legalmente habilitado para exercer a profissão.

Por fim, se você pretende abrir uma empresa em Curitiba ou Região, ou então procura mudar sua assessoria contábil venha conhecer a Amback Contabilidade.

 

 

Recommended Posts

Leave a Comment